«Para esta edição a Umbigo convidou a curadora Alice Bonnot a criar um conceito para o dossier central da revista. Para Ecological Self, Bonnot selecionou cinco artistas, provenientes de diferentes geografias (Matthew Verdon, Ouazzani Carrier, Las Nietas de Nonó, Zadie Xa e Alice Bucknell), que no através do seu trabalho falam de questões como as relações entre o homem e a natureza, problemas relacionados com a raça, violência, classe social, género e alterações climáticas, a forma como diferentes culturas dão forma a identidades e diferentes noções do eu ou sobre as utopias tecnológicas e o papel da arquitetura na desigualdade global e destruição ecológica.
A par com o dossier teremos três entrevistas e um artigos com quatro artistas que exploram estas temáticas no seu corpo de trabalho, como a britânica Hannah Rowan (que também faz o Art Project), o sul-coreano Young Suh, o canadiano Terence Koh e a portuguesa Gabriela Albergaria.
Para o Art Project, Hannah Rowan criou o ensaio fotográfico Melting Bodies of a Planetary Archive resultado da sua experiência na The Arctic Circle Residency, no arquipélago de Svalbard na Noruega, em 2019. O projeto resulta da observação das mudanças no gelo e da perceção das inúmeras formas que este assume antes de desaparecer. Segundo a artista “Este lugar está literalmente a desaparecer diante dos nossos olhos. Svalbard está no epicentro do aquecimento global, aquecendo quatro vezes mais rapidamente do que a média global”».
Sem comentários:
Enviar um comentário