sábado, 8 de outubro de 2022

«ESTUDO: Práticas ecológicas e sustentáveis nas artes performativas em Portugal»

 


Depois, e desde logo:«Modes of Production – Performing Arts in Transition [Modos de Produzir - Artes Performativas em Transição] é um projeto de Investigação & Desenvolvimento que cruza o campo dos estudos artísticos com o campo híbrido da gestão e da produção cultural. Sedeado no Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS20-UC), resulta de uma parceria com o Curso de Estudos Artísticos da FLUC e com o Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV-UC)»

***************

Excerto das fonte acima referidas :«(...)Este projecto de investigação desenvolvido pelo CEIS20 é a primeira iniciativa que cruza o tema da produção artística e cultural com o crescente envolvimento estratégico da Universidade de Coimbra nas questões da sustentabilidade e é liderado pelos investigadores Fernando Matos Oliveira e Vânia Rodrigues (no quadro da linha de investigação que coordenam – Modes of Production – Performing Arts in Transition [Modos de Produzir – Artes Performativas em Transição] – no CEIS20).

“Num momento em que a urgência e o impacto da crise ambiental e das alterações climáticas se tornam, a cada dia, mais evidentes e mais tangíveis em todas as esferas da vida em sociedade, as artes e a cultura não constituem excepção a este panorama de crescente inquietação e envolvimento, num amplo espectro de discursos e práticas, que inclui tanto tentativas de adopção de modelos de trabalho mais sustentáveis, como iniciativas eco-ativistas ou críticas ao ‘capitalismo verde’ e ao ‘greenwashing‘”, explicam Fernando Matos Oliveira e Vânia Rodrigues.

As conclusões e recomendações do estudo serão tornadas públicas no primeiro trimestre de 2023, através de um relatório em português e inglês, e de acções de disseminação e discussão em diversos pontos do território nacional».


***************

Por agora apenas divulgar o estudo de que tivemos conhecimento via «alertas google» a propósito de um Protocolo assinado com a DGARTES na esfera do Projeto e que está noticiado aqui. Mas havemos de voltar ao assunto porque a CULTURA no novo paradigma de DESENVOLVIMENTO - o DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - é matéria que nos ocupa (como aliás o temos mostrado neste blogue). Nomeadamente no que se refere à ECONOMIA CIRCULAR, podendo dizer-se que «desde sempre» é praticada pelo setor das ARTES. E, em particular,  que o digam os agentes do TEATRO ...


***************


A noticia da UC


Sem comentários:

Enviar um comentário