terça-feira, 29 de julho de 2025
quarta-feira, 23 de julho de 2025
NO MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA ARMANDO MARTINS (MACAM) | a exposição «Antropoceno: Em busca de um novo humano?»
«Estamos numa nova era: a era do Antropoceno. Este termo ainda não nos é amplamente comum, mas importa começar a familiarizar-nos com ele, uma vez que nos diz respeito e define o nosso contexto atual. A origem etimológica da palavra congrega dois termos gregos anthropo-, que significa "humano", e -ceno que significa "novo".
Antropoceno surgiu como um conceito científico interdisciplinar, para identificar a época geológica em que o comportamento dos humanos no Planeta Terra começou, de forma crescente, a ganhar impacto na natureza. Perante evidências científicas esmagadoras sobre a crise climática atual e a emergência de alterar o estado de ameça em que o planeta terra se encontra, urge repensar a relação entre a humanidade e o universo.
Sempre atenta ao mundo envolvente, tanto na sua dimensão exterior como interior, a arte serve como um barómetro sensível da sociedade, captando e refletindo as mudanças, tensões e questionamentos do mundo ao redor.
Esta exposição reúne obras da coleção MACAM, de diferentes autores nacionais e estrangeiros, que refletem emoções, posturas e perspectivas através de diferentes abordagens. Num percurso organizado em três núcleos, defrontamo-nos, por meio das obras expostas, primeiramente com uma visão sobre o contexto em que nos situamos e que nos (re)posiciona face ao Cosmos, no segundo núcleo surgem em foco questões ontológicas e éticas da acção humana sobre o meio ambiente, por fim o papel vital da natureza que nos envolve e que temos de aprender a respeitar e defender».
Adelaide Ginga | Curadoria Adelaide Ginga | Assistência curatorial Carolina Quintela
domingo, 20 de julho de 2025
«Make The Planet Healthy Again»
Make The Planet Healthy Again
Health is not personal, but environmental.
By Nathan GardelsJuly 18, 2025Disponível aqui
sábado, 19 de julho de 2025
«A Ecologia de Monet»
sexta-feira, 18 de julho de 2025
terça-feira, 15 de julho de 2025
«A Um Deus Desconhecido» de John Steinbeck _ foi Prémio Nobel da Literatura
«Uma história espantosa sobre a relação entre o homem, a terra e o sobrenatural.
As antigas crenças pagãs, as grandes epopeias gregas e os relatos da Bíblia servem de base a este romance extraordinário, que Steinbeck demorou cinco longos anos a escrever. Após receber a bênção do pai, Joseph Wayne parte para o Oeste com o desejo de criar uma quinta na Califórnia. Aí encontra uma bela e imponente árvore, estabelece-se debaixo dela e acarinha-a, acreditando estar nela incorporado o espírito do seu pai. Os irmãos e as respetivas famílias, que se lhe juntaram, beneficiam dos êxitos e da prosperidade de Joseph, e a quinta cresce — até um dos irmãos, assustado pela proeminência da árvore, decidir cortá-la, fazendo com que a infelicidade e a fome se abatam de súbito sobre todos eles». Saiba mais.
sexta-feira, 11 de julho de 2025
quarta-feira, 9 de julho de 2025
domingo, 6 de julho de 2025
QUE SANHA É ESTA ! | «Se 47 jacarandás em Entrecampos incomodam o senhor presidente da câmara, 157 árvores alhures incomodam muito mais. Vai daí corta, corta, que a residência é de luxo»
sábado, 5 de julho de 2025
quinta-feira, 3 de julho de 2025
«Sustainability Meets Growth: A Roadmap for SMEs and Mid-Sized Manufacturers«














