quarta-feira, 23 de julho de 2025

NO MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA ARMANDO MARTINS (MACAM) | a exposição «Antropoceno: Em busca de um novo humano?»

 


domingo, 20 de julho de 2025

«Make The Planet Healthy Again»

 


ZEBU for Noema Magazine

Make The Planet Healthy Again

sábado, 19 de julho de 2025

«A Ecologia de Monet»

 




Começa assim: «Em 2025, o MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand volta seus olhares para Claude Monet (1840–1926) sob uma nova perspectiva. A exposição "A Ecologia de Monet", em cartaz de 16 de maio a 24 de agosto, propõe uma leitura contemporânea da obra do artista francês, explorando sua relação com a natureza, a modernização da paisagem e as transformações ambientais vivenciadas entre os séculos XIX e XX. (...)». Leia na integra.



terça-feira, 15 de julho de 2025

«A Um Deus Desconhecido» de John Steinbeck _ foi Prémio Nobel da Literatura

 

Sinopse

«Uma história espantosa sobre a relação entre o homem, a terra e o sobrenatural.

As antigas crenças pagãs, as grandes epopeias gregas e os relatos da Bíblia servem de base a este romance extraordinário, que Steinbeck demorou cinco longos anos a escrever. Após receber a bênção do pai, Joseph Wayne parte para o Oeste com o desejo de criar uma quinta na Califórnia. Aí encontra uma bela e imponente árvore, estabelece-se debaixo dela e acarinha-a, acreditando estar nela incorporado o espírito do seu pai. Os irmãos e as respetivas famílias, que se lhe juntaram, beneficiam dos êxitos e da prosperidade de Joseph, e a quinta cresce — até um dos irmãos, assustado pela proeminência da árvore, decidir cortá-la, fazendo com que a infelicidade e a fome se abatam de súbito sobre todos eles». Saiba mais.



domingo, 6 de julho de 2025

QUE SANHA É ESTA ! | «Se 47 jacarandás em Entrecampos incomodam o senhor presidente da câmara, 157 árvores alhures incomodam muito mais. Vai daí corta, corta, que a residência é de luxo»

 






*
*   *
Aproveitemos para testemunhar, quem frequenta a Av. 5 de outubro em Lisboa certamente reparou na exuberância dos jacarandás este ano. Entre fins de maio e fins de junho a avenida transforma-se. Um espanto!, andar por ali um prazer. Com frequência pessoas nacionais e estrangeiras fotografavam, filmavam. As crianças olhavam e pareciam fascinadas, e apontavam as que certamente mais  as encantavam. Não nos tirem a beleza da natureza. O luxo para todos de uma árvore, florida ou não. Deve ter sido pela chuva que tivemos, as árvores e demais plantas parece que cresceram para lá do habitual, e a ramagem brilha. As que têm flores - no verão! - inebriam-nos. Este um bálsamo de todos e  para todos. Insistamos, sim, em que o saibamos identificar, saborear, defender ... Não, não pode ser trocado por «luxo» apenas para alguns. De dizer  que até será uma aberração, uma ofensa à NATUREZA. Em desalinho com os ODS - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - que enchem a boca de muitos políticos nomeadamente dos  «do turno». Mas, afinal ...
 

quinta-feira, 3 de julho de 2025

«Sustainability Meets Growth: A Roadmap for SMEs and Mid-Sized Manufacturers«

 



*
*   *
Sobre o Relatório de ler:

«Fast-tracking SME sustainability could accelerate global climate targets, unlock economic value» - neste endereço.