quinta-feira, 24 de outubro de 2024

«Mulheres do Mar»

 

«Mulheres do Mar é um projeto onde ficamos a conhecer o mar que corre na alma das mulheres que vivem em Portugal e que fazem do mar a sua forma de vida. Elas têm no mar a sua fonte de vivências, a sua inspiração, a sua sobrevivência e por tudo isto são as suas grandes protetoras. Vivem junto ao mar, a este mar, porque a mais nenhum outro lugar chamam lar». Veja aqui.


segunda-feira, 14 de outubro de 2024

ACONTECEU| «MODAPORTUGAL CIRCULAR»

 


«MODAPORTUGAL CIRCULAR
We close the loop

11 — 13 OUT (Instalação Artística)
Praça do Comércio
Entrada Livre

A indústria têxtil e de vestuário portuguesa está numa jornada focada na reciclagem, upcycling e redução de resíduos, com o objetivo de criar um sistema de ciclo fechado. Nesse sistema, as peças são projetadas para serem duráveis, reparáveis e recicláveis, promovendo uma abordagem mais sustentável e responsável para a Moda.
Esse compromisso também está no centro da MODAPORTUGAL, que apoia essas práticas em alinhamento com os princípios da economia circular, impulsionando um sistema mais eficiente e ambientalmente responsável.
MODAPORTUGAL convida a juntar-se nesse caminho, onde cada peça de roupa conta uma história de integridade e cuidado — tanto com as pessoas como com o planeta.
A Moda não são apenas tendências, mas sim um compromisso com um futuro mais brilhante e sustentável». Saiba mais.



terça-feira, 8 de outubro de 2024

« Profissionais da Cultura em diferentes países unem-se, de forma organizada e estruturada, em grupos de trabalho, associações e outro tipo de iniciativas, conscientes de duas coisas essenciais: do impacto da emergência climática no próprio sector; e do papel que o sector pode ter na criação de políticas para uma acção climática transformativa»

 







«Protecting Climate Labor»

 



Excerto:

«(...) To prevent climate impacts from getting worse, we need workers whose job is to implement climate solutions. Many jobs in different sectors contribute to mitigating or adapting to the negative effects of climate change, so “climate laborers” could include wildland firefighters, wind turbine technicians, seawall construction crews, emergency responders and organic farmers, among others. As the list suggests, many of these jobs take place outside, and so we need to protect these workers from the same risks that they’re fighting to curb.
The stakes are enormous: the International Labor Organization estimates that 2.4 billion workers globally are likely to be exposed to health risks such as cancers and heat stroke due to climate change. Wildfires and heat waves, abundant in 2024, contribute to these risks. (...)».